Kanui

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

INSEGURANÇA...Dobra o número de assaltos a ônibus em João Pessoa em 2013

São 301 casos neste ano, o dobro dos registrados em 2012.
No último fim de semana foram mais 14 casos na capital paraibana.

A cidade de João Pessoa já registrou 301 assaltos a ônibus em 2013, número que representa o dobro dos registros do ano passado, de acordo com dados da Associação Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP). No fim de semana entre os dias 19 e 20 foram mais 14 casos na capital paraibana.
Diante deste números, os usuários do transporte público na capital estão convivendo com o medo diariamente. No fim de semana a média foi de um assalto a cada três horas e, quando analisadas as informações passadas pelas empresas e pela polícia, a maioria dos assaltos não aconteceram em áreas periféricas da cidade, mas em bairros da orla e próximos a pontos turísticos. Nos últimos casos, uma mulher e adolescentes estavam entre os assaltantes.
O motorista Heleno dos Santos está na mesma linha há 19 anos e conta que já foi assaltado cerca de 10 vezes. “Tento identificar o suspeito quando ele ainda está na parada. Se eu perceber que é um assaltante eu não paro. A empresa não quer que façamos isso, mas temos que cuidar da nossa vida. Já tenho experiência, então consigo perceber. O único perigo é que ele fica escondido no aglomerado de passageiros”, diz.
Mais da metade dos ônibus de João Pessoa possuem câmera de segurança: são cerca de 380 veículos. Mário Tourinho, diretor-executivo da AETC-JP, acredita que a adesão por parte dos passageiros ao cartão Passe Legal, o sistema de bilhetagem eletrônica na cidade de João Pessoa, pode diminuir o número de assaltos. “Com o uso do cartão, o passageiro e o cobrador não estarão com dinheiro no ônibus, diminuindo o atrativo que o assaltante possui. Além disso, temos que apelarmos para uma ação intensa da polícia, no sentido de coibir este tipo de caso”.
g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário